A Revista Piauiense de Segurança Pública é um espaço acadêmico dedicado à publicação de artigos, relatos de experiência e estudos de caso que contribuam para o avanço do conhecimento nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social. Destinada a profissionais do setor, professores, membros da sociedade civil e da comunidade acadêmica, a revista valoriza a diversidade de perspectivas e a qualidade científica em suas publicações.
A revista concentra-se nas seguintes linhas de pesquisa:
- Direitos Humanos, saúde e valorização profissional: Aborda o papel do Estado na proteção dos Direitos Humanos e na mediação de urgências sociais, abordando temas como diversidade, interseccionalidades e direitos transindividuais, racismo, uso abusivo da força, legitimidade policial, saúde e valorização dos profissionais de segurança.
- Sociedade do risco e prevenção social da violência: Explora pesquisas relacionadas aos riscos ambientais, tecnológicos, sociais e políticos, focando na proteção de funções, instituições e modelos de organização diante das dinâmicas sociopolíticas.
- Políticas de segurança pública e defesa social baseadas em evidências: Trata da produção, tradução e utilização de evidências para avaliações de impacto, revisões sistemáticas e portais de evidências, aplicados em áreas como desastres, catástrofes, resolução de crimes e policiamento ostensivo.
- Prevenção situacional urbana e ambiental: Foca em pesquisas que abordam questões locais, como territorialidade urbana, sanitária, meio ambiente, questões sociais, criminais, históricas e econômicas, e como esses fatores impactam a segurança pública e a defesa social.
A revista adota um processo de avaliação, conduzido pelo Conselho Editorial (CESSP), que garante a qualidade, relevância e originalidade dos artigos publicados. Além disso, se compromete com a ética e a transparência editorial, promovendo um debate construtivo e enriquecedor na área de segurança pública.